Em 2014 criei o meu primeiro blog rentável.
Desde então, me dediquei duro para que o meu faturamento aumentasse com o passar dos anos
Atualmente tenho uma renda superior a R$ 1.200 por mês com o blog e é possível encontrar diversos relatos de pessoas que também ajudei a ganhar dinheiro na blogosfera.
Mas o que pouco vocês sabem é das vezes que falhei.
Seu blog não está dando certo?
Os erros a seguir foram alguns que cometi em meus blogs anterior, e espero que eles te ajude a não passar o mesmo que eu passei.
Você nunca saberá com clareza o seu próximo passo se você não sabe onde quer chegar.
E eu não tinha ideia alguma sobre o que eu queria alcançar, a não ser ganhar dinheiro com o blog.
Para ter o controle é essencial definir o seu objetivo e traçar metas para alcança-las, pois são elas que nos motivarão diariamente.
Desde então, me dediquei duro para que o meu faturamento aumentasse com o passar dos anos
Atualmente tenho uma renda superior a R$ 1.200 por mês com o blog e é possível encontrar diversos relatos de pessoas que também ajudei a ganhar dinheiro na blogosfera.
Mas o que pouco vocês sabem é das vezes que falhei.
Afinal, quantos blogs eu criei?
Este não é o meu primeiro blog. Na verdade foram vários.
E com o passar do tempo aprendi que o sucesso do blog gira em torno do que você aprende com os seus fracassos.
Criei um total de 5 blogs desde 2004 que desisti e, apesar de ter atingido um bom número de acessos em alguns deles, não consegui obter nenhum retorno financeiro. Pelo contrário.
E é muito comum isto acontecer.
Segundo pesquisa do IBGE, 48% das empresas fecham as portas nos 3 primeiros anos.
E com o passar do tempo aprendi que o sucesso do blog gira em torno do que você aprende com os seus fracassos.
Criei um total de 5 blogs desde 2004 que desisti e, apesar de ter atingido um bom número de acessos em alguns deles, não consegui obter nenhum retorno financeiro. Pelo contrário.
E é muito comum isto acontecer.
Segundo pesquisa do IBGE, 48% das empresas fecham as portas nos 3 primeiros anos.
Porque meu primeiro blog não deu certo.O sucesso é ir de fracasso em fracasso
sem perder o entusiasmo.
– Winston Churchill
Seu blog não está dando certo?
Os erros a seguir foram alguns que cometi em meus blogs anterior, e espero que eles te ajude a não passar o mesmo que eu passei.
1. Não investi tempo suficiente em planejamento:
Conhecimento e determinação são fundamentais para todo profissional de sucesso, porém não são os únicos requisitos.Você nunca saberá com clareza o seu próximo passo se você não sabe onde quer chegar.
E eu não tinha ideia alguma sobre o que eu queria alcançar, a não ser ganhar dinheiro com o blog.
Para ter o controle é essencial definir o seu objetivo e traçar metas para alcança-las, pois são elas que nos motivarão diariamente.
A criação de metas nos ajudam a entender:
Onde estamos indo
Como poderemos chegar lá
O que faremos ao chegar lá
Se você escreve as coisas que precisa fazer e as prioriza, você se sente muito mais focado. E por tanto não estará constantemente pensando se tem alguma outra coisa que você deveria estar fazendo.
2. Não tinha um nicho bem definido:
Alguns blogs fazem sucesso falando sobre diversos assuntos, mas tenha em mente que eles são a exceção e não a regra. Muitos deles bombaram no início da blogosfera, onde a concorrência era pouca e não se sabia muito sobre ganhar dinheiro com blog.
Blogueiras que estão começando podem ter muito mais sucesso começando com um blog nichado.
E mesmo sabendo disto, eu nunca dei bola.
Achava que conseguiria rapidamente crescer, me destacar e ganhar dinheiro.
Eu falava simplesmente de tudo que eu achava interessante e, apesar de receber mais de 50.000 pageviews mensais, não me torcei referência em nada.
A escolha do nicho é uma das etapas mais importantes, já que sua marca irá girar em torno do seu nicho. Além disto, ter um nicho é importantíssimo para o plano de marketing e tomada de decisões.
3. Não sabia para quem eu escrevia:
Um recurso muito utilizado nas estratégias de marketing é a construção de uma pessoa que representa o seu público, chamada de persona.
Esta etapa é vista como um passo fundamental, pois o seu conteúdo precisa tirar as dúvidas da sua persona para chamar a atenção dela, e desta maneira obter maiores chances de sucesso na hora de conquistas o seu leitor.
Mas como não tinha me planejado, eu não tinha ideia do público que desejava atrair para o meu blog.
Além disto, eu não tinha ideia do que era marketing de atração.
A metodologia do Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é a forma mais eficaz no ambiente digital, pois atinge as pessoas com um conteúdo que elas precisam naquele momento. É relevante, mas não invasivo iguais os comerciais da TV, já que são as pessoas que vão até você.
4. O conteúdo era fraco:
O problema já estava virando uma bola de neve: eu não tinha planejamento, nicho e não entendia minha persona. E como consequência os meus conteúdos eram extremamente fracos – com poucas informações e um não se conectava com o outro.
Quantas vezes você foi escrever um post e não soube por onde começar?
Isto era minha rotina.
Com o tempo eu aprendi que para que o conteúdo seja relevante, é necessário entender os problemas que sua persona está passando e como você pode ajudá-la.
Lembre-se, geralmente as pessoas utilizam os blogs para encontrar soluções para os seus problemas.
Por tanto, crie um post com o máximo de detalhes possíveis, para então conseguir conquistar o seu leitor.
5. Meus posts não tinham técnicas de SEO aplicadas:
O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização, que resulta em um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Basicamente, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico.
E eu demorei para criar vergonha na cara e me dedicar aos estudos. Inclusive ainda tenho muito o que aprender.
Não é fácil, e muito menos rápido, criar um site que atenda todas as necessidade dos mecanismos de busca e aparecer na primeira página.
6. Eu tinha medo de investir financeiramente no meu blog:
Um dos hábitos mais importantes de uma blogueira profissional é tratar o blog como um negócio, que exige perseverança, foco e capital. Trabalham duro para conseguir seus objetivos e não tem medo de investir financeiramente.
O fato é que ter a sua própria empresa envolve riscos, mas se você não acredita nela a ponto de investir financeiramente, quem irá?
Queria que o meu blog se tornasse a minha fonte de renda, mas o tratava como se ele fosse um hobby.
Investir em conhecimento e ferramentas é essencial.
Mas saiba que, apesar de ser essencial investir no blog, existem maneiras que podemos economizar na criação de um blog, principalmente quando o blog ainda não nos trás retorno financeiro.
7. Eu era impaciente:
Blogueiras profissionais entendem que, assim como qualquer negócio, ter um blog não é fácil.
Perseverança é um dos comportamentos dos empreendedores de sucesso, que sabem o que querem e estão dispostas a correr todos os riscos para alcançar seus objetivos, e acima de tudo acreditam em seu potencial.
Durante a criação de um blog vamos nos decepcionar e errar muitas vezes.
Chore quando precisar, não tem nada de errado nisto, mas no dia seguinte acorde e comece a entender o que deu errado, para que dessa vez dê certo – isto sim é atitude de gente que sabe o que quer da vida e vai atrás de seus sonhos.
Não tenha medo de falhar espero que tenha ajudado voce nesta nova jornada
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